Petrolatos, vilões ou essenciais para as pessoas?

Saiba quem são os petrolatos e que impacto eles têm sobre nosso corpo. É possível viver sem o uso deles? Porque utilizamos mais do que deveríamos? O que podemos fazer para mudar isso?

Petrolatos, vilões ou essenciais para as pessoas?
Petrolatos

Petrolatos são derivados do petróleo cru que, após a retirada da parafina de óleos pesados, transforma-se em uma substância gelatinosa de cor amarelada ou incolor.

Presentes em muitos remédios, cosméticos e produtos de beleza principalmente produtos para cabelos, devido ao seu baixo custo.

O composto químico “Petrolato”, já foi considerado essencial para indústria química por motivos econômicos e tornou-se o grande vilão da saúde da pele aos olhos de dermatologistas, cosmetólogos e amantes do universo da beleza, devido aos efeitos sobre nosso corpo.

Esta substância impede a hidratação e nutrição de nossa pele criando uma barreira, espécie de filme, que repele a água na área de aplicação, perdendo assim a umidade da região.

Engana-se quem pensa que nunca viu esse composto em seus produtos preferidos. Mas talvez, as outras nomenclaturas recebidas te chamem mais atenção. Estudiosos no assunto, garantem que os componentes apresentados como: óleo mineral, parafinas líquidas e vaselina, fazem parte deste grupo de substâncias (derivados do petróleo), de mesmas características.

Existem alguns países, que já apresentam selos de toxicidade, para garantir a exclusão de substâncias proibidas, como é o caso dos petrolatos. Toda está preocupação vem devido ao processo de refinamento e a possível contaminação durante extração, podendo gerar risco de doenças graves as pessoas.

Além disso os petrolatos podem ser altamente tóxicos e alergênicos para quem trabalha em sua exploração e também podem causar grande impacto para o meio ambiente, já que se trata de exploração mineral.

Bom já deu para perceber que aquela expressão “O barato sai caro”, vem a calhar para quem continua utilizando produtos com a presença destas substâncias.

Além da falta de informações, o baixo custo destes produtos comparado com produtos do mesmo segmento, porém naturais, acaba sendo um grande atrativo para o mercado consumidor.

Na aromaterapia, é possível aprender que o uso de produtos naturais oriundos de plantas, ervas, raízes e flores aromáticas, como é o caso de óleos essenciais, ou produtos com a adição destes, podem ser excelentes aliados para desintoxicação do corpo, mesmo depois do uso prolongado destas substâncias químicas tóxicas. Porém a utilização destes óleos, devem ser constantes e acompanhados de algumas mudanças de práticas e hábitos alimentares em determinados casos.

Além disso são econômicos, porque podem ser utilizados para diversas outras necessidades devido suas funções terapêuticas, diminuindo ou eliminando o consumo de outros produtos utilizados. 

Isso também explica, o porquê, quando se utiliza cada vez mais produtos de procedência 100% natural, o corpo responde a estímulos rápidos de forma positiva.

Quando há consciência dos recursos disponíveis e os benefícios que podem trazer, se torna mais fácil as escolhas para manter uma vida saudável e sustentável.

Ficou a curiosidade para saber mais sobre como ter uma vida saudável e natural através dos recursos que temos? Deixe seu comentário dizendo “quero saber mais”, e continuem acompanhando as próximas matérias.