O que é espiritualidade?
Claro que cada pessoa tem sua própria ideia sobre o conceito de espiritualidade, mas de forma geral podemos definir como a busca humana por um significado na vida por meio de uma conexão com o divino, com algo maior, inclusive intangível.
A espiritualidade tem muito a ver com propósito e sentido, uma conexão entre o ser humano e o divino, uma busca, um reencontro com a essência e se conectar a algo maior.
Hoje eu vou falar da espiritualidade por diferentes pontos, para te ajudar a ter maior clareza e compreensão sobre um assunto tão mal compreendido.
Qual a importância da espiritualidade?
É natural que em algum momento das vidas exista o desejo de compreender o que não pode ser explicado de forma “convencional”, neste caso a espiritualidade, que acaba apontando um caminho para a descoberta dos mistérios da vida.
Assim como também é uma forma de buscar a estabilização do eu interior através da tranquilidade, senso de perspectiva, propósito e significado. A espiritualidade também nos desperta ao desejo de praticar o amor, o encorajamento, e a força para desenvolver uma consciência otimista e a busca por uma existência mais alegre, leve e divertida.
A espiritualidade também contribui para a revisão e validação dos nossos valores (que naturalmente mudam com o passar dos anos) e claro, aprender a apreciar, respeitar e ponderar os valores que não lhe são comuns.
Pessoas espiritualizadas são mais compassivas, altruístas, e com uma ampla capacidade de perdoar, porque acreditam fortemente que estão conectadas uns aos outros por meio de um poder maior e que essa conexão se baseia em amor e na compaixão.
Ao exercitar a espiritualidade, você certamente irá se libertar da desesperança, que é um dos maiores males da humanidade e que nos adoece psicológica e fisicamente, talvez você não tenha se atentado, mas toda mente doente carrega um corpo doente, pois ele passa a bloquear parte dos sistemas de defesa do organismo.
Nesse caso, a importância da espiritualidade reside numa questão prática, que promove o viver com decência e leveza do ser. Observe, quando uma pessoa tem base na espiritualidade, ela relaciona a vida não apenas ao que vê no plano material, mas também ao que ela intui, percebe, sente e, porque é conhecedora do poder de seu pensamento, e o quanto ele é poderoso para criar uma realidade.
Qual é a diferença entre religião e espiritualidade?
É muito comum fazermos uma associação entre espiritualidade e religião, mas é importante ressaltar que elas não estão necessariamente ligadas, já que as práticas e os rituais religiosos podem ser utilizados como um meio para alcançar a espiritualidade, mas não como objetivo final.
Religião, por definição, é um conjunto pessoal ou sistema institucionalizado de atitudes, crenças e práticas religiosas; o serviço e adoração de “um Deus” (há várias expressões para se referir ao Criador, inclusive DEUS) ou ao sobrenatural.
Já a espiritualidade, por outro lado, não há regras ou normas pré-estabelecidas e hierárquicas ou de cunho social, ela é sua e uma expressão de VOCÊ. A principal característica da espiritualidade, é a ligação e o processo de conexão com algo maior, seja uma força, uma sensação ou sentimento com o que chamamos de DIVINO, e também viver o cotidiano de maneira reverente a sua fé e ao seu sagrado.
Espiritualidade existe desde sempre, e, é o aspecto da humanidade que se refere à maneira como os indivíduos buscam e expressam significado e propósito e a maneira como eles vivenciam sua conexão com o momento, para si mesmo, para os outros, para a natureza e para o significativo ou sagrado.
Em outras palavras, o que vale na espiritualidade é o propósito ou intenção por trás da ação, às vezes ela está pautada em relacionamentos, prática de alguma atividade, contato com a natureza e ou manifestação através da na arte. O que podemos definir como fato, é que a espiritualidade não é um processo racional ou materializável.
Como buscar a espiritualidade?
Seria sensacional se houvesse uma fórmula ou manual que faça com que se desperte a espiritualidade, mas a grande verdade é que a espiritualidade é um processo, uma jornada, individual e única sem atalhos ou saltos, há sim uma equação, FREQUÊNCIA E SEQUÊNCIA, frequência é o ritmo, a continuidade, constância, já a sequência é a vivência contínua e “racionalizada do seu processo”, ou seja, é a busca e a prática através da semântica espiritualista aliada ao foco do seu propósito, e é por isso que não há uma fórmula ou manual, já cada indivíduo é um ser único de necessidades únicas.
5 maneiras de desenvolver sua espiritualidade
Se você for um iniciante no processo de espiritualização, separei 05 dicas de como se conectar e desenvolver melhor sua espiritualidade, espero que você goste e que te ajude a começar sua jornada:
Meditação
A meditação é a melhor forma de eliminar pensamentos estressantes e perturbadores, para que você possa estar presente, mais calmo e consciente para iniciar um ato de conexão com o seu divino.
Meditar não é complexo, mas precisa de disciplina e tempo, sempre sugiro para iniciantes que medite de 03 a 05 minutos (meditação de esvaziamento). O próximo passo é usar mais 05 minutos para iniciar o processo de conexão com o Divino, músicas (de preferência instrumentais) relaxantes de baixa frequência, sons da natureza, estimulam esse processo. A partir daí te desejo uma excelente “viagem”.
Conecte-se com a natureza
Sempre a conexão com a natureza é um ato de reencontro com nossa essência, encontre qual egrégora natural você se conecta mais, campo, mar, rio, lagos, montanhas, penhasco. Além de promover melhora do estresse, depressão e ansiedade, o contato com a natureza irá proporcionar maior contato com o seu eu interior, sabe aquela sensação de “bateria recarregada”, pois isso é VOCÊ conectado com seu EU, e acredite esse é um ótimo antídoto para a alma.
Seja presente
Abra a pandora chamada seu corpo para conexão com o Divino e o Sagrado, vou explicar de outra forma, abra sua percepção sensorial para o Divino (sua espiritualidade, seu Deus) e principalmente para o seu Sagrado (seu poder interior, sua essência, seu eu supremo razão da sua existência). Tudo no Universo é baseado em energia, absolutamente tudo, e para esta conectado com essas energias é preciso de atenção plena para os detalhes, então vamos lá a dicas preciosas:
O presente de ouvir – Você precisa ouvir!!! Ouvir é dom subestimado, é dar e receber, logo, não interrompa um som da natureza, uma conversa, deixe essa energia fluir sobre você sem anseio;
O presente do afeto – Isso sim é riqueza, distribua sorrisos, abraços, beijos, sinta o poder do amor efêmero, daquele instante, daquele momento, sem projeções ou julgamentos. Seja generoso consigo mesmo.
Gratidão
Está aí outra efemeridade a Gratidão, é uma pena que para muitos seja apenas um obrigado ou uma palavra da moda. Ser grato é ser conectado com o próspero, é estar bem consigo a maior parte do tempo. A gratidão amplia e faz lembrar de como você é abençoado pelo que já tem, entenda a gratidão é um dos valores mais importantes da vida.
Ofereça seu tempo
Quer mesmo fazer o bem ao próximo?!?! Ofereça seu bem mais precioso, OFEREÇA SEU TEMPO!!! Eu duvido, e, aposto!!!VOCÊ FARÁ A DIFERENÇA NA VIDA DE OUTRA PESSOA! E como benefício, você validar propósito e significado nesse plano, além de exercitar a gratidão e preencher a vida de alguém de alguma forma.
Se o que se deseja com a espiritualidade é atribuir um sentido (ou novo sentido) à vida e fazer da sua existência algo que tenha propósito ou razão além do senso raso, eu convido você a transcender, para responder questões básicas sobre quem você é, de onde veio (espiritualmente falando), e para onde vai.
Por fim, a espiritualidade é uma tendência universal e tem um efeito extremamente positivo em áreas fundamentais da vida, felicidade, saúde e relacionamentos interpessoais. No fundo, nós somos um espírito que anseia por conhecer e estar em plenitude.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais e aproveite e marque alguém que precisa urgentemente de um pouco de paz, encontro e tranquilidade e claro, uma melhora significativa no que entendemos por vida.
Não faça a diferença, SEJA A DIFERENÇA!
Comentários (0)
Comentários do Facebook