Como ter uma rotina mais leve
Já percebeu que quanto mais tarefas você tem para fazer, menos vontade você tem de fazê-las? Isso acontece quando você se sente sobrecarregado, onde mesmo com uma lista enorme de tarefas e responsabilidades, fica paralisado e não consegue executá-las. E agora, como deixar essa rotina mais leve?
Oláá!
Já percebeu que quanto mais tarefas você tem para fazer, menos vontade você tem de fazê-las?
Isso acontece quando você se sente sobrecarregado, onde mesmo com uma lista enorme de tarefas e responsabilidades, fica paralisado e não consegue executá-las.
Por quê? Fuga.
É tanta coisa na sua mente que sua válvula de escape é fugir para ver um filme, mexer nas redes sociais, ou qualquer tarefa que te tire o foco da sua lista de tarefas.
Esse ciclo de procrastinação se deve ao sentimento de que você não irá dar conta de tudo e é onde você se sabota. Afinal, a sua falta de ação diante da sua lista de tarefas fará com que essa lista cresça cada vez mais. Te fazendo entrar em uma espiral negativa de sentimentos, comportamentos e crenças.
Você se sente cada vez mais sobrecarregado, cansado e lá vem mais procrastinação.
Um ciclo vicioso de tarefas atrasadas, responsabilidades não atendidas, culpa e frustração.
Mas atenção, esse ciclo vicioso e negativo, a longo prazo, causará grandes problemas na sua vida profissional, pessoal e na sua saúde mental.
Vamos lá... Pensando de uma forma ampla, todos os dias da sua vida são regidos por uma longa lista de tarefas: Dormir bem, se alimentar de forma saudável, fazer exercícios, trabalhar, arrumar a casa, lavar as roupas, ler livros, passar um tempo com a família, sair com os amigos, entre outras mais.
Quando você pega toda a sua lista de tarefas e a deixa de lado para fazer outras coisas, acha que está tendo um pequeno tempo de prazer e descanso, mas no fundo tem aquela voz de culpa por não estar fazendo o que precisa ser feito.
Esse sentimento de culpa pode ser manifestado em forma de insônia, ansiedade ou exaustão mental. Sua mente está a todo momento em segundo plano tentando pensar em como você vai dar conta de tudo.
Neste momento você começa com os pensamentos negativos de medo: “Vou ser demitido”, “Não sou capaz” ...
Sua mente entra em uma espiral de pensamentos que pensa em tudo, menos no que precisa ser feito. E é onde você começa a tentar “buscar alternativas” que possam solucionar todo o problema: Procurar livros de como ser mais produtivo, baixar diversos APPs de organização de tarefas... Mas sem perceber continuam sendo fugas.
Duas coisas são essenciais para te tirar desse ciclo. Simplicidade e Ação.
Querendo ou não você sempre terá uma série de responsabilidades e tarefas diárias a cumprir.
Incluindo toda a sua rotina diária, suas obrigações profissionais, mais as suas tarefas pessoais (que estão ligadas a um objetivo. Ter uma rotina de exercícios diários para emagrecer, por exemplo). Todas essas tarefas naturais, junto as tarefas pessoais, junto as distrações (celular, trânsito, TV...) dão origem a uma lista de tarefas enorme e impossível.
Qual a saída? Não tem como fugir, tem como agir.
Simplifique a sua lista de tarefas. Automatize, Delegue e Elimine.
Analise sua lista de tarefas e veja o que não precisa ser feito agora, o que não precisa ser feito por você e o que não precisa ser feito.
Automatize via Apps ou Plataformas o que for possível.
Delegue a sua equipe de trabalho ou familiares de casa o que não precisa ser feito necessariamente por você.
Das tarefas que sobraram e que só podem ser feitas por você, quais você precisa e quais você quer fazer? Por que elas estão na sua lista de tarefas? Elas estão alinhadas com os seus objetivos ou estão porque outra pessoa as colocou lá?
Neste pequeno exercício você irá perceber o que realmente são suas tarefas e quais fazem sentido para você.
Ter uma lista de tarefas objetiva e simples te levará a ação e deixará a sua rotina mais leve, sem sobrecargas mentais.
Depois que você fizer essa revisão da sua lista, tarefas novas vão surgir, elas vão continuar chegando e de tempos em tempos você terá que parar e fazer essa revisão.
Não tenha medo de abrir mão de tarefas que não fazem mais sentido para você.
Ser produtivo não é ter um milhão de coisas para fazer ao mesmo tempo, é fazer menos coisas com qualidade.
Após a sua revisão, escolha pelo menos 5 tarefas da lista, por ordem de importância para executar no seu dia e foque em cada uma por vez, se concentrando nela por um período determinado.
É comum que a sua tarefa mais importante seja a que você mais resista a fazer, então dê preferência a ela.
Pegue uma por uma, defina o tempo para executá-la, foque apenas nela naquele período. Vá repetindo essa ação com todas que você definiu para fazer naquele dia.
Ao final do dia, as que você não conseguiu executar ou finalizar, mova como prioridade para o dia seguinte e defina novas tarefas para aquele dia.
É uma ação simples, mas que te possibilita agir e sair do ciclo de procrastinação.
Dessa forma, pouco a pouco todas vão sendo realizadas com qualidade, evitando que elas se acumulem e você não se vê mais sobrecarregado.
Ao contrário daquele sentimento de culpa, você começará a experimentar um sentimento de dever cumprido e satisfação.
Deixando não só a sua rotina, mas a sua vida mais leve e saudável.
Forte Abraço!
Comentários (0)
Comentários do Facebook