Como a espiritualidade pode ajudar a saúde do corpo

Segundo a própria medicina, sentimentos comuns a todos os seres humanos como raiva, rancor, medo ou orgulho, podem estar contribuindo para uma boa parte das doenças enfrentadas pela humanidade.

Como a espiritualidade pode ajudar a saúde do corpo

Olááá!

Sabia que a espiritualidade por ajudar na saúde do corpo e na prevenção de doenças?

Segundo a própria medicina, sentimentos comuns a todos os seres humanos como raiva, rancor, medo ou orgulho, podem estar contribuindo para uma boa parte das doenças enfrentadas pela humanidade. Por isso, várias instituições no Brasil e no Mundo se dedicam a estudar até que ponto a saúde de uma pessoa é influenciada pelo seu estado de espírito.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia junto ao Instituto de Psiquiatria da USP, por meio do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (Proser), e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), têm investigado o quanto a espiritualidade auxilia na cura de doenças físicas e psíquicas de um indivíduo.

Já nos EUA, grandes instituições de ensino como a Escola de Medicina de Stanford, as Universidades de Duke, Flórida, Texas e Columbia mantêm centros de estudos exclusivos sobre o assunto. Assim como em outras localidades como na Alemanha, Canadá e Reino Unido.

Para os centros de pesquisa, há um conjunto de evidências que indicam: diversas expressões da espiritualidade têm impacto significativo na saúde e no bem-estar, estando associadas a menores níveis de mortalidade, depressão, suicídio, uso de drogas, ou mesmo internações e medicamentos.

Vale ressaltar que espiritualidade é diferente de religião.

Em tese, uma pessoa religiosa é espiritualizada; mas alguém espiritualizado não necessariamente segue uma religião - e pode até não acreditar em Deus.

A espiritualidade está ligada à busca pessoal de um propósito de vida e de uma transcendência, envolvendo também as relações com a família, a sociedade e o ambiente.

Medicina aliada a espiritualidade, em prol de tratamentos de forma integral à saúde de cada um.

Entendendo a origem das doenças

A espiritualidade é um estado mental e emocional que norteia atitudes, pensamentos, ações e reações as circunstâncias da vida, sendo expressa através de crenças, valores, tradições e práticas. Acredita-se que, quem tem menos disposição ao perdão está mais disponível a enfrentar enfermidades coronárias, como também a raiva acumulada pode levar à diabetes.

Segundo o cardiologista Dr. Álvaro Avezum Júnior, o ato do perdão e da gratidão podem controlar, por exemplo, a pressão arterial.

Porém, o perdão tem que ser genuíno, em uma ação de perdão emocional capaz de mudar o que se sente em relação ao indivíduo perdoado.

Mas os estudos buscam ir além da cura, buscando entender a origem da doença e mostrando que é possível prevenir doenças se tratando a espiritualidade primeiro, reforçando ações positivas como a paciência, solidariedade, compaixão e otimismo.

O interesse no tema veio através do trabalho da médica americana Christina Puchalski, que desde 1996 busca inserir a espiritualidade no cuidado com os pacientes. A Dra. defende que os médicos levantem o histórico também espiritual do paciente para assim atendê-lo de forma integral, com o objetivo de identificar as crenças e valores de importância para o paciente, e como isso atua em como ele lida com a sua doença.

Acredita-se que adotando as práticas espirituais de cada um junto ao seu tratamento médico, será uma grande contribuição para o tratamento.

Segundo pesquisas do psiquiatra americano Harold Koenig, o pensamento positivo, a meditação e a oração atingem não só a mente, mas também o organismo como um todo. Reforçando a importância das práticas aliadas aos tratamentos médicos.

Medicina, saúde e espiritualidade podem e devem andar juntas, tendo muito a complementar na sua qualidade de vida.

Forte Abraço!

Fonte: BBC