A sua mente cria o seu sofrimento
Quando coisas indesejadas acontecem é preciso que se faça uma transformação interna remediando os sentimentos negativos e vendo formas de prevenir que ocorram novamente.
Olááá!!!
O sofrimento tem duas camadas: a objetiva e a subjetiva.
A objetiva é aquela que é possível concluir através da observação. Por exemplo, você se acidentou e quebrou a perna, ao olharem para a sua perna engessada vão concluir que você se acidentou. É um fato sobre o ocorrido.
A segunda é a subjetiva que é a da interpretação sobre o ocorrido, o julgamento sobre ele e que está na sua cabeça. Por exemplo, após se acidentar e ter a perna engessada você ficará se culpando por ser sido descuidado. É a história que você conta a si mesmo sobre o ocorrido.
Esse sofrimento está dentro da sua mente e a solução para ele é a transformação da sua mente.
Você escolhe como lidar com a situação.
Quando coisas indesejadas acontecem é preciso que se faça uma transformação interna remediando os sentimentos negativos e vendo formas de prevenir que ocorram novamente.
Perceba, vai ser de pouca utilidade ficar com raiva, culpa, sofrimento... Temos pouco ou nenhum controle sobre o que acontece no mundo externo, mas podemos controlar em como agimos diante disso.
Quando você condiciona a sua felicidade a fatores externos e que não pode controlar está condicionando a sua felicidade a estas conquistas externas e se condicionando a infelicidade se algo diferente do planejado ocorre.
Quando eu me formar serei feliz.
Quando eu me casar serei feliz.
Quando eu tiver filhos serei feliz.
Quando eu tiver o emprego dos sonhos serei feliz.
Quando eu comprar minha casa serei feliz.
Quando eu me aposentar serei feliz.
E assim a vida vai passando e você deixando de ser feliz. Condicionando a sua felicidade a eventos externos, futuros e incertos.
Além disso, ao alcançar o tal objetivo a sua felicidade será passageira, porque logo você traçará um novo objetivo reiniciando seu ciclo de condicionamento de felicidade e reforçando seu ciclo de sofrimento.
Podemos buscar novos objetivos, mas sem se esquecer de agradecer aquilo que temos.
Buscar os seus desejos e resultados, evitando o apego a esses desejos e resultados.
Sonhar sem apego. Aceitando o seu momento presente, fazendo aquilo que pode fazer com amor e a paciência em cada passo percorrido.
Quanto mais apego, mais sofrimento.
Apego que não te deixa enxergar cada pequeno passo dado em direção ao seu objetivo.
Comemore e aprecie cada momento.
O sofrimento não tem a ver com a distância entre o seu desejo e a sua realização, não tem a ver com o que ainda falta para alcançar o seu sonho, o sofrimento tem a ver com o seu apego.
Aprendendo a prestar atenção no mundo objetivo, sua vida terá menos momentos de sofrimento.
Veja, não confunda dor e sofrimento. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.
O sofrimento está em não focar a sua mente no momento presente, mas divagar para os momentos do passado relembrando tudo que poderia ter sido feito ou para um futuro perfeito tão cheio de condições.
É preciso treinar a sua mente a observação atenta no que existe no AGORA.
Saindo do piloto automático e colocando intenção e atenção no momento presente, o experimentando como ele é.
Esta é uma escolha que você pode fazer agora.
Forte Abraço!
Comentários (0)
Comentários do Facebook