Gengibre, o que ele pode fazer por você?

Estudos científicos recentes revelam que o gengibre pode ser muito mais que um super alimento. Conheça a gama de ações e benefícios que esta especiaria tão marcante pode nos proporcionar destes muitos tempos atrás.

Gengibre, o que ele pode fazer por você?

Apreciadores desta raiz de sabor e aroma tão peculiar dotada de energia, poderia se perguntar, quais seriam os benefícios deste superalimento? 

Mas será que o gengibre pode ser mesmo só utilizado como alimento?

Para quem respondeu que NÃO, está completamente correto. 

Muito se descobriu e ainda vem sendo estudado, sobre esta raiz nativa de regiões tropicais como Jamaica e Índia.

Povos antigos que conheciam seus benefícios, utilizavam desta especiaria como planta medicinal e temperos, mas sua principal e mais conhecida utilidade era nos tratamentos de desconfortos gástricos.

Mais recentemente, estudos científicos comprovaram sua função antioxidante, através de um composto chamado GINGEROL, substância que também dá sabor e picância, além de ter efeitos terapêuticos, prevenindo doenças cardíacas e isquêmicas. 

 

Esta raiz também apresenta outras propriedades como antiinflamatórios e analgésicos, que ajudam a aliviar dores musculares e crônicas associadas a artrite; e termogênicas, isto é, que aceleram o metabolismo, fazendo com que você queime calorias com mais facilidade.

 

Mas não para por aqui as utilizações do gengibre, é ótimo para:

 

  • Controle de diabetes;

  • Problemas musculares;

  • Artrite;

  • Doenças degenerativas;

  • Problemas circulatórios;

  • Gripes e resfriados;

  • Distúrbios digestivos;

  • Tonturas e náuseas.

 

Como se trata de uma especiaria, basta utilizar em pequenas quantidades seja em chás, comidas como aromatizantes ou através de utilizações tópicas presentes em cosméticos, o gengibre é fácil de encontrar e pode ser comercializado: in natura em feiras e mercados, mas também é possível comprar em cápsula gelatinosas, comprimidos, pó, óleos essenciais, tinturas, chá ou cristais. 

 

Com a Aromaterapia ganhando evidência entre as práticas integrativas complementares, as pessoas tem feito muita utilização dos óleos essenciais de gengibre nos tratamentos anteriormente mencionados, mas nós aromaterapeutas salientamos que não é porque são produtos naturais comercializados sem restrições é que não se deve ter certos cuidados na utilização e dosagens.

Na ingestão principalmente de qualquer produto, mesmo que natural, deve-se ter cautela na procedência de fabricação, análises laboratoriais efetuadas e conformidades com a vigilância sanitária.

Se o propósito é buscar a prevenção e até mesmo absorver dos benefícios curativos, não podemos brincar em serviço.

 

Imaginavam tantos benefícios reunidos em um só alimento? Mágico não é mesmo?

 

Ficou curiosidade para saber mais sobre como ter uma vida saudável e natural através dos recursos que temos? Deixe seu comentário dizendo “quero saber mais”, e continuem acompanhando todos nossos posts. Compartilhe também com aquele amigo amante desta especiaria e quem sabe, mais alguém tem curiosidades para deixar aqui registrado.

 

Abraços aromáticos a todos!