Conheça mais sobre ponto Hara ou Ki pessoal
Mas que ponto é este tão mencionado em algumas práticas orientais? Reiki, Ioga, Meditação, Tantra, Artes Marciais e Tai Chi Chuan, para estas e algumas outras técnicas este ponto é de suma importância e relevância, entenda um pouco mais de perto o que este centro energético é capaz de proporcionar.
O ponto Hara (conhecido como porta inicial da vida), está localizado na região abdominal, mais exatamente no umbigo, bem ao centro do nosso corpo.
É por este ponto que recebemos toda a carga genética hereditária de família, passada no sangue pelo RNA-mensageiro na formação do feto. É também por onde você recebe toda alimentação que a gestante ingere durante os 9 meses de gravidez e é por onde você recebe e acumula a Energia Vital (Ki) para energizar e preparar o feto possibilitando o acoplamento do espírito do corpo carnal ao nascer. Ele é considerado um ponto cármico, um nó de energias para inúmeras tradições religiosas e culturais.
Para prática de energização como o Reiki, este ponto é de suma importância, pois é através dele que possibilita a limpeza e desbloqueio de energia vital, permitindo a fluidez e remoção de toda a carga negativa e propensões a distúrbios fisiológicos, como diabetes, problemas do coração entre outros que foram transferidos para o feto em sua formação pelo gene. O Reiki também usa deste ponto para trabalhar questões de mães e filhos que vieram a ser desenvolvidas desde a fase intrauterina, ou até relações de superproteção de mães com filhos na fase de infância.
Interessante, não é mesmo? Mas as referências sobre este ponto não param por ai....
O termo “Hara” é muito usado pela cultura oriental e significa literalmente "Barriga", também conhecido por Tanden pelo Japoneses e Swadhisthana por Chineses e Indianos, este ponto é o centro energético e grande reservatório de Ki, responsável pela distribuição desta energia para todo o resto do corpo.
No Japão, se diz que os mestres em caligrafia, espada, cerimônia do chá ou artes marciais "atuam a partir do Hara". Professores budistas orientam seus estudantes a centrar suas mentes neste ponto, ajudando a manter sob controle os pensamentos e as emoções. "Atuar a partir do Tanden" no budismo é o equivalente a elevar-se ao estado meditativo.
NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA
O Hara é claramente a base de todo o sistema energético. Por isso que a medicina Chinesa evidencia tanto a importância dos Rins, considerando como órgão vital. Porque é através dele que são regulados o armazenamento e a distribuição do Ki para todo o corpo.
NA MEDITAÇÃO, IOGA, TAI CHIN CHUAN E NAS ARTES MARCIAIS
O Hara é mais que um ponto energético é também um ponto vital de equilíbrio onde o corpo, mente e o espírito se encontram e se tornam únicos. Manter o equilíbrio e o domínio do centro de gravidade é fundamental para não perder a base e a concentração.
Praticantes de artes marciais, emitem expressões ou gritos durantes seus golpes simbolizando revelar o espírito de luta. O ruido surge a partir da energia concentrada no Hara (que envolve o diafragma e músculos abdominais e só são expressados a partir da garganta). Esta ação geralmente é utilizada para preparar-se para o combate, proteger a parte superior do corpo de um golpe e ou intimidar os oponentes inexperientes ou tímidos.
NO HINDUÍSMO
Em Sânscrito, o Hara é conhecido como o Swadhistana (Morada do Prazer), ou Chacra sexual. Sua função ultrapassa em muito a função genital, sendo responsável direto pela geração e formação da vida (função essa que divide com o chacra básico). Aliás, a ligação desses dois chacras é estreita demais. Isso se deve ao fato de que parte da energia Kundalini (conhecida pelos tântricos como ponto energia essencial para o alcance da iluminação, energia máxima da criação) ser veiculada do básico para dentro do chakra sexual. É por esse fator que alguns tibetanos consideram esses dois chacras como um único centro.
Bom, agora acredito que tenha dado para sentir o porquê este ponto tem mesmo muita relevância nos mais diversos âmbitos, seja como a bússola central do corpo ou nosso primeiro registro de nascimento. O umbigo esconde muito mais mistérios, significados, potências e energias do que podemos imaginar.
Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe em suas redes sociais, marque aquele seu amigo que gosta de novos conhecimentos assim como você.
Continue nos acompanhando e veja os próximos posts.
Comentários (0)
Comentários do Facebook