Como amenizar sua ansiedade com 5 passos de organização

Viver no momento presente é difícil, mas viver no momento presente sendo ansioso é um treino contínuo. Aprenda a se organizar melhor em seus momentos e siga 5 passos que amenizaram sua ansiedade.

Como amenizar sua ansiedade com 5 passos de organização
Como amenizar sua ansiedade com 5 passos de organização

Comece no micro e vá para o macro: a mesa do trabalho, a carteira, a bolsa, o quarto e por aí vai, desapegue das coisas que não tem mais utilidade, livre-se das energias paradas, vá devagar, mas comece!

Sabe aquela pessoa que não consegue parar de mexer a perna um segundo? Ou aquela que sofre bastante antes das coisas acontecerem, imaginando como será e se acontecerá, aquela pessoa que não consegue se organizar e traçar uma linha do tempo para organizar as coisas? SOU EU! Se você também tem um problema sério com a ansiedade, vivendo no futuro esperando o que pode dar certo ou errado eu vou te ajudar com minha melhor descoberta dos últimos tempos: 5 passos de organização para amenizar sua ansiedade!

É difícil ter que ouvir das pessoas que você deveria se medicar ou inúmeros conselhos que parecem simples e fáceis, mas a verdade é que somente quem sente ansiedade entende como é complicado reverter, principalmente quando estamos no ápice do sentimento. Quando eu de fato achei que iria surtar, eu parei tudo e fui atrás de descobrir o que me prejudicava, e a partir daí tentei eliminar estes problemas.

Quando eu falo de organização não digo apenas do espaço físico, ou de uma agenda, eu falo de sentimentos e pensamentos: você deve parar tudo e colocar no papel o que sente, o que quer, o que precisa, o que te incomoda, seus medos, e trabalhar em cima disso. Vamos fazer assim, vou explicar o que eu faço, e funciona, e você tenta começar por aí, não precisei de remédio e funciona para mim, descobri na organização uma forma de manter a ansiedade controlada.

A produtividade vem quando conseguimos conter a ansiedade e nos organizarmos, uma vez que conseguimos ver tudo com mais clareza. Eu sempre pesquisei e fiz de tudo para conter minha ansiedade, por isso com o tempo acreditei achando tudo isso uma besteira, afinal, nada funcionava comigo...mas depois que aprendi o que realmente funcionava para mim, eu decidi que precisava dividir com vocês, por isso peço que leia com carinho, ok? Topa tentar?

  1. Se entregue para o momento presente

Calma! Eu sei que parece óbvio! Mas o que eu vou falar aqui é do conceito de Mindfullness, um estudo médico psicológico em que o objeto de estudos é a habilidade inata do ser-humano de se estar aberto conscientemente à experiência do presente sem julgar. (vamos combinar que farei um post só sobre isso, que tal?)

Viver no momento presente é difícil, mas viver no momento presente sendo ansioso é um treino contínuo, isso acontece porque recebemos diversas informações o tempo todo sobre mil assuntos diferentes, sem que consigamos focar em um assunto, não conseguindo produzir e ficando mais ansioso por essa auto cobrança, ou seja, é um ciclo vicioso!

E como focar no momento presente? Pausas e respirações! Programe algumas pausas durante o dia, durante essas pausas faça exercícios que te tragam para o momento presente. Um aplicativo que me ajuda muito é o Zenify, eu duvido que você não consiga esquecer tudo durante 5 minutos de exercícios nele.

Você pode planejar as pausas para os momentos do dia em que você sabe perde mais o foco, aos poucos esses exercícios ficarão naturais e você conseguirá fazer até sozinho.

  1. Música para acalmar

A música está diretamente ligada com o seu emocional, ouvir uma música que esteja em sintonia com o momento que está vivendo é fundamental, por isso separamos as músicas em música para relaxar, música para academia, música para curtir a dois, etc. Para fazer suas tarefas diárias não é diferente, ouça músicas relaxantes para manter o foco e viver o momento presente.

  1. Papel e caneta

Eu falei lá em cima sobre colocar tudo no papel né, então, se você tem muita coisa para fazer e não sabe

como começar, nem por onde começar é hora de pôr tudo no papel: a salvação da organização!

Liste desejos, o que você precisa fazer para realizar e divide as tarefas, quando você escreve no papel, ao invés de escrever em aparelhos eletrônicos, você manda a informação para o universo, coloca toda sua energia e absorve melhor, então nada de substituições hein?!

  1. Organização

Organizar é quase uma terapia, eu não consigo pensar se meu ambiente estiver bagunçado ou sujo! Comece no micro e vá para o macro: a mesa do trabalho, a carteira, a bolsa, o quarto e por aí vai, desapegue das coisas que não tem mais utilidade, livre-se das energias paradas, vá devagar, mas comece!

  1. Meditação

Você deve estar pensando “ah tá bom, que parte que ela entendeu que eu tenho ansiedade e não consigo me concentrar no presente? ” Eu também pensava assim, mas vai por mim, a meditação me ajudou muito!

E é tudo treino, viu?! No começo é difícil, não nego, mas aos poucos você vai conseguir se desligar. Alguns aplicativos facilitam, com programas de 5 minutos, dez, meia hora...você tem que sentir a paz! Depois que eu conheci a meditação, aprendi a colocar minha mente no lugar, eu me viciei, com você não será diferente, se organize para meditar!

Anotado? Promete tentar e vir aqui me contar? Vou ficar esperando hein? Boa sorte nessa nova jornada contra a ansiedade! Até o próximo post e sem ansiedade hein ?